A rentabilidade da poupança é o menor de todo o mercado de investimentos de renda fixa. Ser um dos mais seguros, não é lá grande vantagem, já que existem outros opções de aplicação de renda tão seguras quanto e rendem muito mais, como por exemplo os títulos públicos do Governo Federal, o tesouro direto e também os Certificados de Depósitos Bancários – CDB’s.
A partir da data de 04/05/2012, a remuneração de juros da poupança funciona da seguinte forma:
- Remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR
- Remuneração adicional, correspondente a:
- 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
- 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
A Taxa Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia é que controla a a emissão, compra e venda de títulos bancários. A taxa é calculada levando em consideração o cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras
A Taxa Referencial – TR – nada mais é que a Taxa Referência dos juros na economia do país. Esta taxa é divulgada todos os dias e funciona como índice de correção monetária e desindexação da economia e o combate à inflação.
Como é feito o cálculo?
Para ser contemplado com os juros do período da poupança, é necessário o dinheiro investido na caderneta seja deixado por pelo menos 30 dias corridos.
Para efeitos de exemplificar o cálculo, suponhamos que você aplicou R$20.000 na poupança dia 02/05/2016. Desta forma, se deixou o investimento até dia 02/06/2016, você terá 0,7035 % como valor de juros.
Seu rendimento ao longo do período será o valor inicial investido multiplicado pelo juros do período:
20.000 x 0,7035% = 140,70
Valor Final = R$20.140,70
Rendimentos mais vantajosos
Remuneração dos Juros
O cálculo de juros sobre os depósitos na poupança são feitos sobre o menor saldo de cada período de rendimento. Para pessoas físicas o rendimento é feito de acordo com o mês corrido, já para os demais depósitos e entidades com fins lucrativos, a remuneração é feita trimestralmente na data de aniversário no último trimestre.
A poupança rende pouco e mal repõe a inflação. Este investimento é feito somente porque a maioria dos que aplicam seu dinheiro não sabem da existência de outras alternativas tão seguras quanto a caderneta. Confira o rendimento da caderneta nos últimos dias.