Rendimento da Poupança no ano de 2016

A poupança ainda é um dos tipos de investimentos mais utilizado pelo povo brasileiro. Esse sucesso é explicado devido aos baixos riscos, assim como a facilidade em começar a investir. As agências bancárias também fazem sua parte. Anualmente, são gastos milhares de reais apenas com publicidades voltadas para a poupança. Quem não se lembra dos Poupançudos da Caixa Econômica Federal, por exemplo. Para gerar retorno na poupança é preciso que o investidor esteja bastante atento à todas informações relativas.

rendimentos poupança 2016

O que é Poupança?

Antes de nos aprofundamos sobre o assunto, é preciso que todos estejam cientes sobre o que é poupança. Trata-se do investimento financeiros mais popular em território brasileiro. A poupança também é referida no mercado de valores como caderneta de poupança. Acredita-se que a Caderneta de Poupança tenha se originado no Tempo Imperial por meio da Caixa Econômica Federal. Muitos dizem que até Machado de Assis tinha sua conta poupança na Caixa.

Entender o funcionamento do rendimento da poupança 2016 é muito simples e fácil. Isto porque ela não é remunerada com frequência diária, mas por meio de um método de aniversário. Ou seja, mensalmente, no mesmo dia em que você aplicou o dinheiro na poupança, aquele valor será corrigido pelo índice de poupança mensal. Caso regaste antes do aniversário, o investidor não terá direito de receber o valor corrigido.

Características da Caderneta de Poupança

A Caderneta de Poupança tem algumas características que devem ser levadas em conta no momento da decisão sobre o melhor tipo de investimento que se encaixa nas suas necessidades. Por isso, você deve ler atentamente aos seguintes pontos abaixo:

  • Isenção do IRPF: A poupança é totalmente isenta do Imposto de Renda, com objetivo de promover a captação.
  • Liquidez diária: O saldo na caderneta de poupança poderá ser sacado à qualquer momento. Uma das transações mais realizada é a transferência da poupança para a conta corrente.
  • Fácil aplicação: A poupança também é muito fácil de ser aplicada. No entanto, esse recurso é mais benéfico para os bancos, que tentam de todas as formas captar os seus recursos.
  • Pouco rendimento: Entre muitas vantagens, a poupança também possui alguns pontos negativos, como, por exemplo, o pouco rendimento.

Rendimentos Poupança 2016

Como o ano de 2016 não foi tão favorável para o mundo dos negócios, os rendimentos poupança 2016 não foram muito vantajosos. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a inflação oficial para aquele ano fechou em 6,29%, considerado o menor valor desde 2013.

Confira abaixo os rendimento da caderneta de poupança 2016 com suas devidas porcentagens:

  1. Janeiro: 0,63%
  2. Fevereiro: 0,60 %
  3. Março: 0,72 %
  4. Abril: 0,63 %
  5. Maio: 0,65 %
  6. Julho: 0,70 %
  7. Junho: 0,66 %
  8. Agosto: 0,76 %
  9. Setembro: 0,66 %
  10. Outubro: 0,66 %
  11. Novembro: 0,64 %
  12. Dezembro: 0,69 %

Está com alguma dúvida sobre o rendimento da poupança 2016? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *