Poupança Jovem: O que é, como funciona

poupança jovem

Criado e lançado em março de 2007, o Programa Poupança Jovem vem beneficiando alunos do estado de Minas Gerais, que estejam cursando o ensino médio na rede estadual, que vivem em locais de maior risco social, onde ao longo dos três anos do segundo grau, o governo deposita um incentivo para que o aluno conclua os estudos e participe de atividades extracurriculares.

Segundo informações do governo do estado, o término do programa está previsto para o final de 2017.

Como funciona o Poupança Jovem?

Logo no primeiro ano do ensino médio, os responsáveis pelo programa se dirigem até as escolas cadastradas e realizam as inscrições dos alunos da rede pública que se enquadram na situação de risco social como já citamos. Quem for incluído no programa, irá receber um benefício financeiro de MIL reais (R$ 1000), por cada ano que for aprovado, sem notas ruins. Caso seja reprovado, não recebe o benefício.

Então cada estudante irá acumular esses mil reais em uma poupança, onde ao terminar o terceiro ano do segundo grau, irá receber a quantia de três mil reais (R$ 3000), mais os juros que renderem ao longo destes três anos.

Outras regras, requisitos e benefícios…

Além da aprovação, o aluno deverá ter boa freqüência e também um bom comportamento pessoal. Os alunos não podem se envolver em badernas e ocorrências policiais. Além disso, sempre que necessário, estarão convocados a prestar serviços comunitários, e também atividades extracurriculares que envolvem os quesitos culturais, esportivos e profissionais, todos bem acompanhados de assistentes sociais e também de psicólogos.

O programa do Poupança Jovem também oferece aulas de qualificação profissional, informática e inglês para quem for cadastrado.

Como fazer para participar do Poupança Jovem?

Como citamos, logo no início do ensino médio uma equipe do programa vai até a escola para realizar o cadastro. O aluno deverá fazer parte das regras de baixa renda e também morar em áreas com risco social eminente, onde terminar os estudos se torna um grande incentivo.

No período destes três anos, os instrutores irão avisar quando será necessário buscar o cartão da conta. Para receber o cartão, os alunos participantes deverão levar documentos originais e uma cópia do:

  • RG (Carteira de Identidade)
  • CPF
  • E um comprovante de endereço atual (Máximo 60 dias)

Caso for menor de dezoito anos, o aluno deverá estar acompanhado pelo responsável legal, que também deverá estar munido dos documentos acima citados, originais.

Municípios fazem parte do Programa Poupança Jovem?

Ao todo são nove municípios que fazem parte da área de “risco social” em Minas Gerais. E eles são:

  • Esmeraldas
  • Governador Valadares
  • Ibirité
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Pouso Alegre
  • Ribeirão das Neves
  • Sabará
  • Teófilo Otoni

O site oficial do Poupança Jovem

Para saber todas as informações sobre o programa, acesse a página oficial do Governo de Minas Gerais em relação ao assunto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *