Poupança Itaú: Como abrir sua conta e aproveitar as vantagens

Hoje em dia existem inúmeras oportunidades disponíveis para quem deseja investir seu capital. Aos que optam por poupar, no entanto, aplicações como Poupança bancária continuam sendo uma das mais populares.

Trata-se de uma modalidade de aplicação conservadora, mais indicada para quem deseja apenas guardar dinheiro e assim compor a reserva do dia a dia. A maioria das instituições financeiras, sejam elas públicas ou privadas, atualmente oferecem uma opção nesse sentido, cada uma com benefícios e condições específicas.

Nesse artigo em particular, por exemplo, falaremos sobre a Poupança Itaú, trazendo detalhes sobre como abrir a conta no Banco, bem como os documentos necessários e as vantagens oferecidas ao cliente Itaú. Confira!

itau conta poupança

Como abrir Poupança Itaú – Detalhes e informações

Na Poupança Itaú, os rendimentos são mensais e o cliente conta com isenção de imposto de renda. Os valores de ganhos auferidos no mês são creditados sempre nas chamadas “datas de aniversário da poupança”, que para efeito de ilustração, é basicamente o dia em que a aplicação foi feita.

Um exemplo prático disso é que, se uma aplicação é realizada no dia 02, a data de aniversário será no dia 02 de cada mês, ou seja, esse é o dia em que os rendimentos entrarão na poupança. Vale destacar ainda que, caso o cliente faça mais de uma aplicação, ele poderá ter também mais de uma data de aniversário.

Na prática isso quer dizer que, se uma aplicação foi feita no dia 02 e outra no dia 10, os rendimentos também entrarão nesses dias dos meses subsequentes. É importante esclarecer também que, aplicações realizadas nos últimos 3 dias do mês, ou seja, 29, 30 e 31, terão o dia 1º como data de aniversário.

Cadastro da conta no Itaú

De modo geral, a conta-poupança Itaú já é vinculada a uma eventual conta-corrente que o cliente tem no banco. Nesse caso, quem já possui essa conta corrente não precisa se preocupar em abrir uma conta extra. Em vez disso, basta ativar a poupança fazendo uma transferência ou depósito para o mesmo número de agência e conta, escolhendo a opção poupança e acrescentando o complemento /500.

Para quem não possui nenhuma conta no Itaú, no entanto, o processo é um tanto mais custoso, por assim dizer. Para ter acesso a uma conta poupança Itaú nesse caso, o interessado pode fazer um pré-cadastro online no site da instituição. Caso esse pré-cadastro seja aprovado, o banco envia em até 2 dias um e-mail para que a pessoa possa ir à agência escolhida para finalizar o processo de abertura da conta.

Documentos para abrir poupança no Itaú

Para abrir uma conta, o site do Itaú informa que são necessários itens como:

  • Documentos de identificação com foto (RG, CNH – Carteira de motorista, Carteira de Trabalho ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro);
  • CPF próprio;
  • Comprovante de residência (pode ser documentos como conta de água, luz, telefone ou gás) com no máximo 180 dias de emissão; e
  • Comprovante de rendimentos, nesse caso com no máximo 60 dias.

Informações também disponíveis no site, sugerem que após o preenchimento da proposta e apresentação dos documentos solicitados, a abertura da conta poupança leva em torno de 10 dias úteis para ser concluída. O cliente, no entanto, recebe a confirmação da abertura da conta por e-mail ou SMS caso tenha optado por esse meio de comunicação.

Vantagens da Poupança Itaú

Apesar de se tratar de uma aplicação conservadora, a poupança, conforme já mencionado, tem como vantagem a isenção de imposto para pessoa física, o que abrange imposto de renda e IOF. O rendimento proposto pela poupança gira em torno de 0,5% ao mês mais TR¹ (Taxa Referencial).

Veja também

Mais detalhes:

https://www.itau.com.br/investimentos-previdencia/poupanca/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *